Antônio da Luz – Economista – FARSUL
Nesta quinta-feira (24), o economista-chefe da FARSUL, Antônio da Luz, conversou com o Notícias Agrícolas para trazer uma análise econômica a respeito da greve dos caminhoneiros, que gera efeitos em todo o país com a falta de combustíveis nos postos e refinarias cercadas.
Luz avalia que o movimento é “justo e correto”, bem como considera que a adesão dos produtores a este movimento também é compreensível, já que, às vésperas da safra de inverno, o preço do diesel “nas alturas” é prejudicial para os trabalhos no campo, trazendo perda de lucratividade para o agronegócio.
Contudo, o economista recomenda cautela. Para ele, “o produtor rural já está amargurado e prejudicado pelo ambiente econômico do país” e esta situação poderá trazer perdas para muitas propriedades.
Na opinião de Luz, é importante que o movimento discuta entre si para não prejudicar a si mesmo e para não prejudicar a sociedade. “Quem tem que ser alvo é o Governo”, avalia, lembrando que o governo de Michel Temer perdeu sustentação política desde 17 de maio de 2017, quando surgiram as denúncias contra o presidente no caso da JBS.
Leia mais em Notícias Agrícolas