Tornados em Oklahoma – Foto KWTV-KOTV via AP
A parte sul do cinturão produtor dos Estados Unidos deverá registrar condições ainda mais severas de clima nestes próximos dias, de acordo com previsões de institutos norte-americanos de meteorologia. As Planícies do Sul podem ser algumas das mais afetadas.
Um sistema levando tornados e tempestade se move para atingir estados como o Arkansas e Missouri, além de poder chegar ainda a partes do Texas, de Oklahoma, Kansas e o sul de Iowa. Estão previstas chuvas fortes, granizo e ventos severos.
Os fortes e excessivos tornados previstos para esta segunda-feira (20) não se confirmaram com a mesma intensidade esperada. No entanto, foram suficientes para causar danos em casas, e fechar um trecho de uma estrada de Oklahoma. Os acumulados de chuvas chegaram a ficar entre 100 e 150 mm, como explicam os profissionais do U.S. Weather Prediction Center.
“E ainda há uma linha de instabilidade no leste do Texas, Oklahoma e Kansas, estas são as áreas mais atingidas e mais chuvas fortes são esperadas”, disse Marc Chenard, meteorologista sênior da instituição. Na manhã de hoje, por volta de 8h30 (Brasília), um tornado foi confirmado em Tulsa, Oklahoma, de acordo com informações divulgadas pelo National Weather Service.
Da mesma forma, os especialistas alertam ainda para a possibilidade de novas enchentes. Como informa o AccuWeather, todo o centro dos Estados Unidos está sendo colocado em estado de alerta.
Tornando Mangum/Oklahoma – EUA – Maio 2019 – Fotos: Reed Timmer