O Instituto mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou seu boletim semanal sobre a safra de milho no estado e apontou queda nas vendas.
Até a primeira semana de dezembro, a safra 2017/18 no Mato Grosso já apresenta 91,71% da produção comercializada e um avanço mensal de 3,41 p.p. no período de nov/18. As regiões que mais progrediram com as vendas foram a noroeste, nordeste e sudeste mato-grossenses, devido à maior pressão pela demanda interna e aos melhores preços ofertados.
Já na safra 2018/19, as vendas avançaram apenas 2,85% no último mês, alcançando 36,30% da produção. Apesar da parcial recuperação do dólar nesse período, o baixo volume de negócios se deve à desvalorização do cereal na Bolsa de Chicago, pressionada pela ampla oferta norteamericana.
Mesmo com o volume reduzido nesse último mês, as vendas da safra futura estão adiantadas em 19,85 p.p. se comparadas às do mesmo período da safra 17/18. Isso se deve aos melhores preços ofertados quanto ao dólar e a CME-Group estavam mais valorizadas, colaborando para o adiantamento dos negócios.
Fonte: Notícias Agrícolas