O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando a consolidação da produtividade e atualização na área para a safra 2018/19 de milho em Mato Grosso. Nessa nova estimativa, a área recorde de milho mato-grossense fechou em 4,86 milhões de hectares, um incremento de 2,67% em relação à safra passada.
No que tange à produtividade média no estado, passa a ser de 110,68 sc/ha, isto é, um incremento de 11,68% em relação à safra passada. “Tal melhora nos rendimentos foi pautada, principalmente, nos bons volumes de chuvas, em conjunto com o fato de que maior parte da área de milho foi cultivada dentro da janela ideal. Com isso, a expectativa é que a produção do cereal mato-grossense para safra 2018/19 ultrapasse à produção de soja ficando prevista em 32,26 milhões de toneladas”.
Além disso, o relatório aponta também elevação de 4,37% no preço disponível do milho mato-grossense, com um preço médio cotado a R$ 24,91/sc, pautado pelo mercado interno, que segue forte quanto à procura pelo cereal.