O tom negativo prevalecia na bolsa paulista nesta terça-feira, acompanhando os viés de mercados no exterior, conforme a epidemia de coronavírus na China dita volatilidade aos negócios, devido às incertezas sobre o impacto econômico global da doença.
A temporada de balanços brasileira também ocupava a atenção, incluindo os números de empresas como Multiplan.
Às 11:42, o Ibovespa caía 0,76%, a 114.436,89 pontos. O volume financeiro era de 4 bilhões de reais.
“Ainda há uma incerteza sobre qual o impacto econômico que haverá globalmente com o surto de coronavírus, como também quanto tempo o governo chinês ainda vai demorar a controlar toda a epidemia. Avanços existem, porém todos ainda estão bem cautelosos sobre o assunto”, citou o BTG Pactual.
Em nota da área de gestão do banco, o BTG observou que os investidores ainda estão bem assustados, com um sentimento de preocupação, acrescentando que, nos atuais patamares das bolsas globais, há necessidade de crescimento econômico.
Em Wall Street, o S&P 500 recuava 0,31%.
DESTAQUES
– TOTVS ON caía 6,5%, após alta de 7,75% na véspera, tendo também no radar corte de recomendação nos papéis pelo JPMorgan para ‘neutra’, embora o preço-alvo tenha sido elevado para 89 reais ante 75 reais.
– VALE ON perdia 1,25%, seguindo o viés mais negativo no exterior. No setor de mineração e siderurgia, GERDAU PN, que divulga balanço antes da abertura do pregão na quarta-feira, cedia 1,74%
– PETROBRAS PN recuava 0,81%, na esteira do declínio dos preços do petróleo no mercado externo.
– BANCO DO BRASIL ON tinha elevação de 1,1%, em sessão mista entre os bancos do Ibovespa, com ITAÚ UNIBANCO PN estável e BRADESCO PN caindo 0,37%.
– MARFRIG ON avançava 5,5%, na quarta alta seguida, com agentes financeiros na expectativa de resultados fortes no quarto trimestre, previstos para serem divulgados na quarta-feira, após o fechamento do mercado.
– MULTIPLAN ON subia 1,3%, após superar previsões de lucro e Ebitda no quarto trimestre, refletindo um mix de aumento de receitas, controle de custos e redução de espaço vago em seus shopping centers. [nL1N2AH0RR]
– ELETROBRAS ON ganhava 0,75%, após comentários do secretário de desestatização, Salim Mattar, de que o modelo de negócios da privatização da elétrica será concluído nos próximos dias, permitindo sua capitalização em 2020.