A Google anunciou hoje (19) a Stadia, sua própria e aguardada plataforma de games. Trata-se de um serviço de streaming que promete levar jogos de ponta, que exigiriam hardware avançado para rodar de forma convencional, para basicamente qualquer dispositivo e de forma instantânea, com os games iniciando em apenas cinco segundos direto do navegador.
“Descobrimos que podemos levar qualquer jogo grande para qualquer dispositivo por meio do Google Chrome”, afirmou o presidente da Google Sundar Pichai no palco da GDC 2019 em San Francisco, Estados Unidos.
Em suma, a grande sacada é dispensar o uso de algum console para realizar transmissões simultâneas para qualquer dispositivo. Inicialmente, o Stadia funcionará a partir de desktops, laptops, televisores inteligentes, smartphones e tablets e deve abrir inúmeras possibilidades para jogatina remota, permitindo que a diversão comece em um dispositivo e continue em outro exatamente do ponto em que você parou.
Se a ideia do Nintendo Switch já era sensacional ao permitir que o jogador carregasse o console para qualquer lugar, a Google parece levar a situação a outro nível ao permitir que o jogo comece no notebook, passe para a TV da sala e, depois, prossiga no smartphone — e tudo sem precisar instalar nada, dependendo apenas da conexão com a internet.
Para comandar a festa, a Google anunciou também o Stadia Controller. O equipamento parece anatômico e tem um visual bastante sóbrio, com botões estilo Xbox, dois analógicos ordenados como nos controles do PlayStation e botões de acesso rápido ao compartilhamento e à Google Assistente.
Stadia Controller também foi anunciado hoje. (Fonte: Google/Reprodução)
O Stadia é o produto que até o momento vinha sendo chamado de Project Stream, anunciado no ano passado pela Google. A nova plataforma permitirá aos gamers jogarem títulos de ponta em diversos aparelhos distintos conectados à internet por meio do Google Chrome, ou seja, não é necessário um hardware específico para isso.
“Um lugar para todas as maneiras de jogar”, declarou Phil Harrison, um dos vice-presidentes da Google que já foi executivo tanto do PlayStation quanto do Xbox. A escolha da expressão “um lugar” não é à toa e está em consonância com o sugestivo slogan do Stadia: o futuro dos jogos não é uma caixa, é um lugar.
“O Stadia oferece acesso instantâneo aos jogos, sem a necessidade de downloads ou instalação”, declarou Harrison, deixando tudo explicado de maneira simples e direta.
Na sua apresentação, Harrison falou de uma plataforma conectada e integrada e não estava exagerando: um dos destaques do Stadia é a possibilidade de oferecer a jogatina multiplataforma para os seus jogadores, ampliando as possibilidades dos desafios multiplayer.
Feito para a geração do streaming de jogos, o Stadia tem outras características interessantes nesse sentido. Quem está jogando pode selecionar um ponto exato da jogatina para compartilhar com outras pessoas — o State Share —, facilitando que espectadores se juntem aos jogos de streamers e youtubers e também a boa e velha rodada entre amigos.
Stadia em funcionamento. (Fonte: Google/Reprodução)
Durante a demonstração do Project Stream, o Assassin’s Creed Odyssey rodou e consumindo 300 GB de dados em 50 horas, o que levantou algumas dúvidas sobre qual a conexão mínima ideal para rodar os jogos remotamente.
Hoje, a empresa confirmou que o Stadia transmitirá perfeitamente jogos em 4K a 60 quadros por segundo em HDR e som surround em uma conexão de 25 Mbps. Ela espera que a plataforma funcione em uma rede 5G em breve, mas, a princípio, ela rodará somente por meio de conexões WiFi e cabeadas.
Para garantir a qualidade de processamento de imagem a seus jogadores, a Google fez uma parceria com a AMD para a criação de uma GPU exclusiva para os seus datacenters. Ela oferecerá potência de 10,7 teraflops e, portanto, será mais poderosa do que as placas de vídeo do Xbox One X (6 tflops) e do PlayStation 4 Pro (4,2 tflops) juntas.
Para complementar a parte de desempenho, cada sessão do Stadia será abastecida também por um processador x86 de 2,7 GHz e 16 GB de memória RAM, informa a Google. Toda essa combinação oferecerá, no futuro, transmissões de jogo em 8K a 120 fps.
A Google anunciou hoje a formação da Stadia Games and Entertainment, a divisão que cuidará da iniciativa dos games e de jogos próprios. O grupo será comandando por Jade Raymond, ex-EA e Ubisoft recentemente confirmada como uma das novas vice-presidentes da companhia, e é possível que ele seja responsável pelo desenvolvimento de games exclusivos para o serviço de jogos da Gigante da Web.
Enquanto os exclusivos não chegam, um dos primeiros games a oferecer suporte para o Stadia será Doom Eternal, título da id Software que rodará a 4K e 60 fps para os usuários do novo serviço de jogos da Google.
No palco da GDC 2019, a Google confirmou que o Stadia chega ao mercado ainda neste ano para Europa, Estados Unidos e Canadá — o Brasil, como era de se esperar, ficou de fora e ainda não há qualquer previsão de quando (nem se) a plataforma de streaming de games da Google chegará a outras regiões.
A Google ainda não informou qual será a forma de acesso ao Stadia, se vendas individuais ou assinatura estilo Netflix e Spotify.
Fonte: Tecmundo