“Enquanto as rodas do mercado seguem girando, as dos tratores permanecem paradas em muitas propriedades ainda”, resumiu o analista sênior do portal Farm Futures, Bryce Knorr, sobre o cenário atual nos Estados Unidos neste início de safra. Os trabalhos de plantio já foram iniciados, porém, sem toda a força que possuem diante das adversidades climáticas que continuam presentes no Meio-Oeste americano.
A chegada de um segundo ‘ciclone-bomba’ sobre a região, em menos de um mês, segue trazendo mais neve para diversos estados, além de fortes tempestades. Os alertas de nevascas são mais para a porção oeste do Corn Belt, enquanto no leste a atenção se volta para as precipitações de altos volumes acumulados.
Segundo previsões atualizadas pelo NOAA, o serviço oficial de clima do governo americano, um outro sistema traz ainda mais chuvas para a região do Delta e dos vales dos rios Ohio e Mississipi, locais que já vinham sofrendo com as inundações do final de março. Por lá, os campos estão alagados e seguem recebendo mais mais água.
Mapa do NOAA mostra incidência da neve mais a oeste dos EUA
Previsão de chuvas para os próximos 7 dias – Fonte: NOAA
Na sequência, as previsões – também do NOAA – mostram que nos próximos 6 a 10 dias, mostranm chuvas abaixo da média para a metade oeste dos EUA, enquanto o leste deve continuar bastante úmido. As temperaturas, no entanto, deverão continuar baixas e mais baixas do que a média para o período.
Previsão de chuvas para os próximos 6 a 10 dias nos EUA – Fonte: NOAA
Previsão de chuvas para os próximos 6 a 10 dias nos EUA – Fonte: NOAA