Uma forte frente fria avança sobre a região Sul do Brasil nesta terça-feira (25). O sistema pode provocar chuvas fortes nos três estados da região, ventania e também há previsão de queda acentuada de temperatura. No fim de semana, outra frente fria chega à região e traz mais vento e frio.
Nos próximos dias, segundo o modelo Cosmo e GFS, a previsão é de que a frente fria consiga avançar para outras regiões do Brasil, incluindo partes do Sudeste e Centro-Oeste, mas já sem a força vista na chegada ao Sul do país. A expectativa é de que a temperatura também diminua nessas áreas.
Veja o mapa com a previsão de precipitação para até 93 horas (26/06 a 28/06) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), inclusive, emitiu alerta de tempestade nesta terça-feira (25) sobre quase todo o Rio Grande do Sul. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo”, destacou o instituto meteorológico brasileiro.
Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta terça-feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho
Apesar da condição mais severa ocorrer sobre o Rio Grande do Sul, a Climatempo destaca que pancadas de chuva de forte a moderada também devem ocorrer durante o dia no Oeste e Sul do Paraná, no Centro-Oeste e no Sul de Santa Catarina. Em outras áreas, ocorre nebulosidade, mas o sol aparece.
Com as chuvas são esperados ventos fortes ao longo do dia no Sul. “Esta frente fria que avança sobre a Região Sul vem associada com áreas de baixa pressão atmosférica intensas, com centro abaixo de 1000 hPa”, informou a Climatempo. Isso é considerado perigoso.
As culturas de inverno estão em plantio e desenvolvimento neste momento na região Sul do Brasil e o clima seco nos últimos dias preocupou produtores. Segundo Eduardo Medeiros, presidente do Sindicato Rural de Castro/PR, as chuvas desta semana devem ajudar no início do desenvolvimento das culturas na região.
Também é esperado para quarta-feira a chegada de um ar frio de origem polar que promete derrubar bastante as temperaturas pela região Sul, inclusive, com chances de recordes de frio, e possibilidade de geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O Inmet também emitiu alerta de declínio de temperatura para o extremo Sul do Rio Grande do Sul, com grau de severidade de perigo. “Risco à saúde. Declínio maior que 5ºC”, disse o instituto meteorológico brasileiro.
Veja o mapa com a previsão de geada para quarta-feira (26):
Fonte: Inmet
Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (25/06 a 28/06) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Nos próximos sete dias, de 25 de junho até 02 de julho, a previsão do tempo aponta que chuvas de leve a moderada intensidade vão se acumular sobre áreas do Centro-Sul do Brasil, incluindo partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Também chove forte sobre o Norte. Na maior parte do país, segue o tempo firme.
Veja o mapa das áreas com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias:
Fonte: Inmet
Ainda nesta terça-feira, segundo o Inmet, há alerta de baixa umidade em áreas do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí, São Paulo e Tocantins.
De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 25 até 03 de julho, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país, mas também voltam leves ao Sudeste e mais forte no Sul.
De 03 de julho até 11 de julho, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas ao extremo Norte do Brasil, seguem sobre áreas do Sudeste e Centro-Oeste e diminuem no Sul. A maior parte da região central do país terá tempo firme.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 03 até 11 de julho:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Colheita de milho em Naranjal – Paraguay. Envio de Cledison Conte.
Finalizando a semeadura do trigo em Palmeira das Missões (RS). Envio de Diego Camara
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro.
Milho safrinha em Tocantins. Envio de Pedro Afonso.
Colheita Milho 2ª Safra em Sapezal (MT). Envio do Eng. Agrônomo Marcos Bortolon