As cotações futuras do café arábica operam com baixa de mais de 50 pontos nesta tarde de sexta-feira (21) na Bolsa de Nova York (ICE Futures US). O mercado volta a recuar depois de alta na véspera e também repercute a previsão do tempo no Brasil.
Por volta das 12h15 (horário de Brasília), o vencimento julho/19 tinha queda de 80 pontos, a 100,25 cents/lb, enquanto o setembro/19 registrava 101,10 cents/lb com perdas de 65 pontos. Já o dezembro/19 perdia 70 pontos, a 104,65 cents/lb.
O mercado do arábica se ajusta ante a alta registrada na véspera, mas apesar de baixa nesta sexta-feira, os principais vencimentos seguem acima do patamar de US$ 1 por libra-peso. Além disso, a previsão do tempo no Brasil também voltou a repercutir.
“Os preços do café arábica estão mais baixos hoje depois que a Somar Meteorologia reduziu a previsão de chuva para Minas Gerais na próxima semana”, destacou o site internacional Barchart. As chuvas atrapalham os trabalhos de colheita e afetam a qualidade.
A colheita do café na área de cooperados da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) chegaram a 33,85% até o dia 14 de junho. Neste ano, os trabalhos estão mais adiantados. A expectativa é de produção de 7,6 milhões de sacas de 60 kg.