A colheita da safra 2019/20 de café do Brasil foi efetivamente iniciada em todas as regiões produtoras, incluído nas áreas de grãos arábica, informou nesta terça-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Os trabalhos de colheita estão mais antecipados este ano, após floradas precoces em 2018 e altas temperaturas em janeiro e dezembro que aceleraram a maturação dos cafezais de uma safra que deverá ser grande, apesar de o país estar no ciclo de baixa bianual do arábica.
Diante da expectativa de grande colheita no maior produtor e exportador global de café, os preços na bolsa de Nova York estão oscilando perto de mínimas de mais de 13 anos.
Segundo o Cepea, da Esalq/USP, a liquidez no mercado doméstico é considerada baixa, tendo em vista os menores preços interno e externo dos grãos, “que estão próximos (ou, em alguns casos, até abaixo) dos custos de produção”.
“A expectativa de agentes é de que, com a intensificação da colheita da safra 2019/20 nas próximas semanas, um maior volume de negócios seja efetivado no mercado físico, uma vez que produtores irão precisar “de ‘fazer caixa’” para o custeio dos trabalhos de campo”, disse o Cepea, em análise nesta terça-feira.
(Por Roberto Samora)
Leia mais em Notícias Agrícolas