Livros que valem a pena
Como a literatura sobre mercado de capitais ainda é bastante […]
Certificado de Depósito Bancário – CDB: O brasileiro ainda possui o hábito de investir seu dinheiro através de bancos devido a facilidade obtida por ter seu capital no mesmo. Apesar desta realidade estar mudando, ainda é grande o percentual alocado em bancos, sendo que, o CDB juntamente com a poupança ainda são as aplicações mais comuns de serem utilizadas. Basicamente o CDB é um empréstimo que se faz ao banco, onde ele capta este dinheiro para alocar em outros produtos como: cheque especial, financiamentos e etc. O banco paga juros ao cliente por este empréstimo, que poderão ser pré ou pós-fixados, que no pós rendem um percentual do CDI. O CDB conta com o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) em até R$ 250 mil por CPF e instituição financeira. O Fundo Garantidor é uma proteção ao investidor, pois caso o banco venha a quebrar, o investidor tem até R$ 250 mil protegidos. O CDB possui tributação de imposto de renda, o que impacta bastante na sua rentabilidade final. A alíquota varia de acordo com o prazo da aplicação: 22,5% do lucro para investimentos de até 180 dias; 20% para 181 à 360 dias; 17,5% para 361 à 720 dias e 15% para 721 dias ou mais.
O que é CDI?
CDI são títulos emitidos por instituições financeiras com o objetivo de transferir recursos entre Instituições que têm reserva e Instituições que necessitam de capital para repor o seu caixa. É a sigla de Certificados de Depósito Interbancário.
Quando se tem uma aplicação na qual diz obter-se 100% do CDI, na verdade não é bem assim, pois há de se descontar o imposto sobre o lucro, sendo que, muitas vezes vemos CDBs com 110% do CDI, porém na prática obtêm-se menos de 100%. Em contrapartida, existem produtos livres de imposto, que, embora tenham percentuais menores que os oferecidos pelo CDB, entreguem mais rentabilidade que o mesmo.
No CDB também é possível aplicar valores baixos e prazos de dias, meses ou anos.
Podemos utilizá-lo como Margem de Garantia para operações em Bolsa.
Comparativo entre CDBs:
Fonte: Infomoney
Fonte: Clube do Valor
Fonte: Clube do Valor
Resumo:
Tributação:
Aprenda mais sobre Renda Fixa:
Tipos de Renda Fixa – Pré e Pós
Poupança, Tesouro Direto, LCA e LCI, Letra Financeira e Debêntures.