Resistência que vira Suporte
Resistência que vira Suporte: Quando a força compradora é maior […]
Renda Fixa
Quando falamos sobre investimentos “seguros” logo pensamos em renda fixa. O Brasil por anos foi o paraíso da renda fixa. Devido às altas taxas de juros praticadas tornava-se cômodo deixar o dinheiro aplicado nesta modalidade, obtendo-se assim uma boa rentabilidade com baixíssimo risco. O novo governo (Bolsonaro e Paulo Guedes) tem demonstrado que os tempos de rentistas ficarão mais difíceis, pois pretendem manter a taxa de juros em níveis baixos, o que acabará fazendo com que as pessoas busquem novos métodos de rentabilizar seu capital. Tendo em vista este novo cenário decidimos montar um material com o objetivo de auxiliar no entendimento de todos os tipos de investimentos de Renda Fixa e suas funcionalidades. Pode parecer que os investimentos em renda fixa sejam todos iguais, porém quando falamos em juros a longo prazo, um mínimo detalhe faz uma grande diferença de rentabilidade no longo prazo, e isto ficará claro a seguir.
Cada modalidade possui sua tributação, liquidez, prazos, sendo que, atualmente as corretoras estão com um leque de opções muito maiores e atrativos do que os bancos, que por sua vez também começaram a melhorar seus produtos.
Procure sempre comparar os diferentes produtos e simular no longo prazo os resultados. A B3 criou uma calculadora bem interessante para isto:
Calculadora de Juros Compostos
Veja os ativos aceito como Margem de Garantia em Bolsa:
Ativos Aceitos como Margem de Garantia
Aprenda mais sobre Renda Fixa:
Tipos de Renda Fixa – Pré e Pós
Poupança, Tesouro Direto, CDB, LCA e LCI, Letra Financeira e Debêntures.