No Meio-Oeste, nas Planícies e no Delta dos Estados Unidos, os produtores americanos continuam contabilizando seus prejuízos com as enchentes que têm sido registradas desde o último final de semana.
O alto nível da água já compromete a logística – pontos do rio Mississipi foram fechados esta semana, bem como há campos alagados da Dakota do Sul ao Kansas, segundo o portal internacional Farm Futures.
O frio intenso continua, as baixas temperaturas – em alguns locais até abaixo de zero em um momento atípico – também permanecem e as previsões indicam mais chuvas para os próximos dias. O Serviço Nacional de Meteorologia afirma ainda que os níveis da água continuarão subindo nesta semana.
“Estamos prevendo inundações de amplo alcance e que podem continuar, pelo menos, até o começo da próxima semana nas Planícies e no Meio-Oeste”, diz o meteorologista Marc Chenard, do Weather Prediction Center à Reuters Internacional.
O governador de Nebraska, Pete Ricketts, já declarou estado de emergência. O estado registra seu maio mais chuvoso em mais de 100 anos e 2019 já é um dos anos mais chuvosos dos últimos 40. O gráfico de Karen Braun, uma especialista da Reuters Internacional, ilustra essa situação, com dados do Midwesr Regional Climate Center.
Novas imagens mostram que há ainda locais com grandes pedaços de gelo dificultando os trabalhos de produtores tentando recuperar suas propriedades, estradas debaixo d’água e propriedades inundadas.