Quem eu sou ?
Cada um que deseja atuar no mercado futuro possui seu interesse, investir, especular, proteger-se, operar no curto-prazo, operar no médio-prazo ou longo-prazo.
Basicamente existem dois perfis principais, o Hedger e o Especulador.
Hedger
É aquele que faz uma proteção financeira para minimizar um investimento de risco durante um determinado período. Um “hedge” perfeito é aquele que elimina a possibilidade de ganhos ou perdas futuras, definindo-se a margem de lucro.
Realizado por aqueles que se comprometeram a entregar uma mercadoria numa data futura e estão preocupados que o preço no mercado físico possa subir neste ínterim.
Realizado por aqueles que produzem, armazenam, processam ou distribuem uma commodity e seriam profundamente afetados se os preços no mercado físico declinassem.
Especulador
É aquele que compra ou vende um determinado ativo com o único objetivo de fazer lucro, aceitando o risco que o “hedger“ evita. Justamente por isso, ele é o agente que dá liquidez aos mercados e os torna mais eficientes devido a sua atuação nos preços. A atuação dos especuladores é essencial para que um mercado tenha liquidez e se torne eficiente para todos os participantes. Acredita-se que os especuladores começaram a atuar mais significativamente na época da Guerra Civil Americana (1860). Com a padronização dos contratos futuros e a criação dos sistemas eletrônicos o volume de negócios aumentou consideravelmente. Existem diferentes tipos de especuladores, conheça alguns deles:
Trader de Posição
Opera fundamento e faz análises de médio ou longo-prazo, geralmente compra ou vende e fica posicionado.
Day Trader
Opera no curto-prazo, geralmente suas operações são baseadas em análises gráficas e técnica.
Scalper
Curtíssimo prazo, fundamentalista, tape reading e grafista. Opera apenas para si e possui baixíssimo custo operacional, busca ganhar pouco com volumes maiores.
Opera a relação entre preços, bom conhecedor dos fundamentos do mercado juntamente com análise técnica e estatística do mesmo. Opera diferenças entre vencimentos do mesmo contrato, entre commodities, entre bolsas de diferentes países.
Tipos de participantes pela BM&F:
Investidor Financeiro: São geralmente Bancos
Não Residente: São estrangeiros
Pessoa Jurídica Não Financeira: São geralmente Hedger (indústria, frigorífico)
Pessoa Física: São hedgers produtores e especuladores.
Saiba mais sobre contratos futuros na Bolsa B3:
Soja, Café Arábica, Boi Gordo, Milho, Dólar e Índice.
Conheça simuladores de mercado.